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Parabéns Maurílio pelo belíssimo trabalho . Mesmo sendo carburação simples deve ter ficado mais "liso" que a dupla original .
A dupla pode ficar boa , mas exige bastante retrabalho ...
A carburação é de corpo duplo Fiasa, a diferença está no tanto de combustível que se consegue injetar de uma só vez no cilindro em admissão, que é no mínimo quase duas vezes maior. Tanto que uma válvula de escape não aguentou o tranco devido ao aumento de potência gerado pela alimentação correta do motor(aumento de calor no escape) e simplesmente amputou a cabeça, coisa que antes nunca tinha acontecido. Com isso meu kit 1700 ferrou pois um pistão foi detonado, mas achei um kit 1800 e já mandei vir e está para chegar essa semana. Daí falta comprar as válvulas de escape de inox, retrabalhar um cabeçote que tive de trocar também, usinar a carcaça e cabeçotes para caber os cilindros e pistões maiores e depois montar novamente e continuar os testes, mas só vai faltar dar uma afinada no bura para melhora bastante a pegada.
Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap, Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski. Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,
VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original. Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens
A carburação é de corpo duplo Fiasa, a diferença está no tanto de combustível que se consegue injetar de uma só vez no cilindro em admissão, que é no mínimo quase duas vezes maior. Tanto que uma válvula de escape não aguentou o tranco devido ao aumento de potência gerado pela alimentação correta do motor(aumento de calor no escape) e simplesmente amputou a cabeça, coisa que antes nunca tinha acontecido. Com isso meu kit 1700 ferrou pois um pistão foi detonado, mas achei um kit 1800 e já mandei vir e está para chegar essa semana. Daí falta comprar as válvulas de escape de inox, retrabalhar um cabeçote que tive de trocar também, usinar a carcaça e cabeçotes para caber os cilindros e pistões maiores e depois montar novamente e continuar os testes, mas só vai faltar dar uma afinada no bura para melhora bastante a pegada.
Eu sei Maurílio . É que existe uma diferença conceitual entre dupla carburação simples e carburação simples de DUPLO ESTAGIO , foi o que eu quis dizer . Com a carburação de duplo estágio , além da alimentação ter a possibilidade de ser aumentada , pode ser feito de maneira progressiva , o que é uma grande vantagem .
Voce usa duplo curcuito de refrigeração , não usa ? Porque não "desaguar" parte do circuito paralelo em cima dos balanceiros de escape ? Foi uma solução encontrada pela Suzuki nos anos 80 para os seus motores a ar de competição . Injeção de óleo nas válvulas/balanceiros de escape . O óleo retorna naturalmente pelas capas de tucho até o carter por gravidade e ainda "rouba" calor dos cabeçotes .
É uma solução que vou usar em meu próximo motor .
A propósito , quanto está um kit de pistões de 90,5mm (para 1.8 com vira de 69) ?
blz Maurilio?gostei da sua idéia e gostaria de fazer isso no meu fusca tbm logo q eu passar o motor de 1300 p/ 1600,mas tenho algumas dúvidas,,será q vc pode me ajudar?
1-pretendo usar um 2e gasolina e usar gasolina mesmo,,esses carburas gasolina possuem retorno d comb. para o tanque,é necessário usa-lo?
2-como o 2e é um carbura maior ,será q ele cabe no coletor sem bater no alternador? ou seria necessário levanta-lo,,ou então puxar para o lado
3-vou usa-lo na mesma posição do carb. original,,o furo do cabo do acelerador tbm deve ser deslocado para a esquerda devido ao maior volume do 2e?
Eu sei Maurílio . É que existe uma diferença conceitual entre dupla carburação simples e carburação simples de DUPLO ESTAGIO , foi o que eu quis dizer . Com a carburação de duplo estágio , além da alimentação ter a possibilidade de ser aumentada , pode ser feito de maneira progressiva , o que é uma grande vantagem .
Voce usa duplo curcuito de refrigeração , não usa ? Porque não "desaguar" parte do circuito paralelo em cima dos balanceiros de escape ? Foi uma solução encontrada pela Suzuki nos anos 80 para os seus motores a ar de competição . Injeção de óleo nas válvulas/balanceiros de escape . O óleo retorna naturalmente pelas capas de tucho até o carter por gravidade e ainda "rouba" calor dos cabeçotes .
É uma solução que vou usar em meu próximo motor .
A propósito , quanto está um kit de pistões de 90,5mm (para 1.8 com vira de 69) ?
A idéia é boa Fiasa, mas não é necessária porque o problema foi criado por mim, por utilizar a válvula de admissão no escape. Não que não dê para usar, mas antes, meus carburas não alimentavam o suficiente e o desempenho era bom mas apenas razoável...fazia acredito us 175km/h somente com as válvulas grandes(40 x 35,5) que por questão de falta de grana na época, não troquei as de escape e como o cabeçote não era retrabalhado com as hastes expostas ele aguentava bem o tranco, mas agora a alimentação quase que dobrou e o carro passou a andar muito bem e é lógico que o escape foi mais solicitado do que antes e as válvulas estavam expostas pelo retrabalho...resumindo, nada que uma boas válvulas de inóx não resolvam, e agora elas virão em conjunto com varetas de aço, mas a idéia sua é muito boa e obrigado pela dica, mas não foi falta de lubrificação.
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Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap, Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
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blz Maurilio?gostei da sua idéia e gostaria de fazer isso no meu fusca tbm logo q eu passar o motor de 1300 p/ 1600,mas tenho algumas dúvidas,,será q vc pode me ajudar?
1-pretendo usar um 2e gasolina e usar gasolina mesmo,,esses carburas gasolina possuem retorno d comb. para o tanque,é necessário usa-lo?
2-como o 2e é um carbura maior ,será q ele cabe no coletor sem bater no alternador? ou seria necessário levanta-lo,,ou então puxar para o lado
3-vou usa-lo na mesma posição do carb. original,,o furo do cabo do acelerador tbm deve ser deslocado para a esquerda devido ao maior volume do 2e?
Alan, Blz ? Quanto as suas dúvidas posso te dizer o seguinte:
1- Resp.Na gasolina e até no álcool é sempre bom ter retorno para não ficar forçando a bomba e também evita aquelas engasopadas, pois mesmo depois de desligado o motor, a pressão intera no sistema continua a forçar a agulha do carburador, mas como a vedação dos carburadores duplos, seja qual for é melhor que o das solex 30/31/32 etc tente não utilizar e veja no que dá, caso a vedação seja insuficiente coloque um retorno.
2-como o 2e é um carbura maior ,será q ele cabe no coletor sem bater no alternador? ou seria necessário levanta-lo,,ou então puxar para o lado...Resp.Pode ser que ele pegue no alternador, e se vc levantá-lo pode ser que bata na tampa, mas só vendo memo. Como o meu carburador é montado num Gol, ele é montado por trás, ele não pega em nada e pode ficar bem central. No seu caso não seria ideal por causa das regulagens que seriam muito difíceis de fazer por trás da capela, mas não terá problema com ele ficar um pouco mais para um lado do que par outro.
3-vou usa-lo na mesma posição do carb. original,,o furo do cabo do acelerador tbm deve ser deslocado para a esquerda devido ao maior volume do 2e. Resp. Vc têm que atentar para a posição da cuba queterá de ficar para a frente, em direção a dianteira do veículo, vc até pode mudar o lado de fixação, mas a cuba sempre volada para frente, senão em acelerações, subidas e curvas vc poderá sofrer de falta de combustível. Pode se que vc tenha que mudar a forma como o carbura é acionado ou mesmo adaptar uma nova condição de acionamento do acelerador que se adapte ao acionamento da 2E, mas somente por usar gasolina já seria uma adaptação dez vezes mais fácil de fazer do que se fosse a álcool por não precisar de aquecimento.
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obrigado pela ajuda Maurilio!!logo vou aplicar suas dicas no meu fuca,,,aí eu posto as notícias aqui no fórum.....valeu
Blz, bom divertimento.
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